domingo, 19 de junho de 2011

" The Shadow Hunter "

Album: The Temple of Shadows (2004)
Autor: Angra ( Edu Falashci [vocal], Rafael Bittencourt [guitarra], Kiko Loureiro [guitarra], Felipe Andreoli [Baixo] e Aquiles Priester [bateria] )
Gravadora: Paradoxx
Gênero: Heavy Metal
Track List:
1 - Deus le Volt 0:52
2 - Spread your Fire 4:25
3 - Angels and Demons 4:10
4 - Waiting Silence 4:55
5 - Wishing Well 3:59
6 - The Temple of Hate 5:13
7 - The Shadow Hunter 8:04
8 - No Pain for the Dead 5:05
9 - Winds of Destination 6:56
10 - Sprouts of Time 5:09
11 - Morning Star 7:39
12 - Late Redemption 4:55
13 - Gate XIII 5:03

Angra é uma banda brasileira de heavy metal que surgiu no ano de 1991, formada por universitários estudantes de música. Tendo uma proposta de sonoridade única, a banda mesclou elementos da música clássica com o heavy metal e conseguiu adicionar a esta mistura elementos típicos da música brasileira. Alcançando notoriedade principalmente no japão, a banda realizou vários grandes tours na década de 90 e inclusive em uma passagem pela Europa, contaram com a companhia de Bruce Dickinson (vocal do Iron Maiden) que na época seguia em carreira solo. A banda tocou também em vários grandes festivais como o Wacken e o Phillips Monsters of Rock. em 1999, a banda sofreu uma separação e alguns membros foram substituidos e a banda seguiu com um som mais pesado e maduro, mas na minha humilde opinião, perdeu parte da genialidade que tinha nos primeiros albuns.



Temple of Shadows veio em 2004 e se trata de um album conceitual. É contada a história de um cruzado recem retornado que perdeu sua fé em Deus e na Igreja. Conhecido como "The Shadow Hunter", o homem inicia uma jornada em busca de auto conhecimento e renovação de sua fé. Em cada música é narrado uma parte do enredo e o estado que se encontra a alma do cruzado. A arte do album foi feita pela artista Isabel de Amorim que também trabalhou com bandas como Shaman. O album também conta com uma versão literal em forma de livro, narrando a história. Outro fato interessante é de que vários músicos do cenário do Heavy Metal tiveram participações especiais nas músicas. Outro convidado foi Milton Nascimento que fez uma participação excepcional na música Late Redemption.

O album se inicia com um intro sacro, Deus le Volt, que já cai na veloz Spread your Fire. São por músicas como essa que apareceram com o termo Speed Metal haha. Angels and Demons e Waiting Silence são as músicas mais comuns do album. A faixa quase titulo, Temple of Hate, conta com Kai Hansen (Gamma Ray) em algumas linhas dos vocais e durante o solo há uma passagem de violinos espetacular. The Shadow Hunter que conta do personagem e de sua consciência é uma das músicas mais trabalhadas do album e conta com várias passagens diferenciadas. No Pain for the Dead traz passagens de violoncelo e a participação de Sabine Edelsbacher (Edenbridge) que também faz voz de fundo no refrão de Spread your Fire. A ultima participação ficou com Hansi Kürsch (Blind Guardian) em Winds of Destination, também fazendo linhas de voz. Gate XIII é um instrumental orquestrado com uma idéia genial. A peça foi formada por trechos de todas as músicas do album, e praticamente, reconta o album de uma forma orquestrada.

A sonoridade do album é bem madura. Contanto com váriso trechos diferenciados, com instrumentos diferentes e passagens inusitadas. Coros e trechos orquestrados também são marcas. E claro, sem perder a presença das guitarras e vocais pesados do Heavy Metal. E em algumas músicas como Sprouts of Time e Late Redemption, temos muitos elementos da música popular e erudita brasileira.



E galera, pra quem curte o Angra como eu, eles estarão fazendo um show dia 15/07 no Anime Friends. Ano passado eu fui e foi muito legal, até mesmo rolando uma pegasus fantasy haha. Um abraço e obrigado pelas visitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário