Album: High Voltage (1975)
Autor: AC/DC ( Bon Scott [vocal], Angus Young [guitarra], Malcolm Young [guitarra], Mark Evans [baixo e backing-vocal], Phil Rudd [bateria])
Gravadora: Albert Productions
Gênero: Rock
Track List:
1 - Baby, Please Don´t Go 4:52
2 - She´s Got Balls 4:52
3 - Little Lover 5:39
4 - Stick Around 4:42
5 - Soul Stripper 6:27
6 - You Ain´t Got a Hold on Me 3:35
7 - Love Song 5:11
8 - Show Business 4:46
Formada em 1973, pelos irmãos Angus e Malcolm Young, a banda australiana AC/DC é consagrada devido a seus vários álbuns lançados que fizeram e fazem sucesso há várias gerações. Nascidos em Glasgow, com 4 filhos, a familia se mudou para Sidney, e um irmão Young, chamado George, começou a aprender guitarra, o que inspirou os outros dois.
O nome da banda veio após os irmãos verem a sigla AC/DC atrás de uma máquina de costura da irmã mais velha, Margareth Young. O nome para eles simbolizava energia e o amor pela música. Em 1975, após várias adaptações, a banda conseguiu lançar seu primeiro álbum,‘’High Voltage’’, em 1980 após a morte de Bon Scott o primeiro vocal da banda, Brian Johnson assume o seu posto e permanece nele até hoje.
High Voltage veio em 1975, e foi gravado em apenas 10 dias. Após esse tempo a banda ja havia estabelecido sua formação e a banda logo seguiu para a gravação de mais singles. Em 1976 o album foi relançado em conjunto de seu sucessor, T.N.T. , porém apenas duas músicas de High Voltage compunham a compilação. A vendagem foi de mais de 3 milhões de cópias e High Voltage teve relançamento em versão internacional. A banda após isso foi muito reconhecida e se destacou por abrir shows de bandas como Black Sabbath, Aerosmith, Kiss, Styr e Blue Oyster Cult.
Sobre as músicas, eu ja ouço a muito falar que AC/DC é uma banda que nunca se reinventa. Eles se manteram os mesmos e pode se esperar coisa parecida de qualquer novo album. Eu não diria exatamente assim, o que eu diria é que a banda encontrou uma formula de sucesso que até hoje faz os caras serem amados. Em geral, as músicas acontecem dentro de uma mesma métrica e clima. Mas mesmo assim é possivel encontrar muita variação dentro da sonoridade criada pela banda.
Em High Voltage, o momento do rock n´ roll ainda era muito influenciado pelo blues. E é possivel observar essa linguagem blues em músicas como Little Lover. Em outras a linguagem rock ja predominava mais e a tendência seguia para o que ficaria conhecido como Hard Rock. É possivel ver esta tendência em faixas como Baby, Please Don´t Go e She´s Got Balls. Em alguns trechos de músicas nota-se também um pouco de intenção country, como em You Ain´t got a Hold on me.
Na maior parte do tempo se tem o clima típico do rock n´ roll. Animação, um jingle meio dançante, e todo o papo sobre atitude, sexo e logicamente, drogas. Embora não se encontre grandes singles do Ac/Dc em High Voltage, o album é genial do começo ao fim. Love Song se apresenta como a música mais diversificada e trabalhada, com aquela letra romântica, com aquela pegada balada, o que não pode faltar em nenhuma grande obra, e também conta com uma introdução em guitarra marcando o grande talento de Angus Young para criar riffs. Estes estão presentes sempre, afinal é quase a marca registrada da banda.
Um album para amantes do rock. Considerado um pouco " lado B ", embora eu acho pecaminoso se refirir a ele assim.
19 de Fevereiro de 1980, considerado um dos dias mais tristes do Rock n´ Roll. Ronald Belford "Bon" Scott morreu por conta de um estado de embriaguez avançado e por ter passado a noite no banco de trás do carro de um amigo. A causa da morte foi dada como hiportermia e sufocamento por conta do vômito e condição de asma do vocalista, mas ainda não é claro qual desses sintomas levou Bon a morte.
Lembrado com carinho por toda a Australia, em 2008 teve uma estátua de bronze erguida em sua homenagem, em Fremantle, mesma cidade onde foi sepultado.
Gostaria de agradecer neste post, a participação, sugestão e reunião de material, sem falar na agradável conversa durante a concepção deste post, da minha querida amiga Nathany Felix, uma amante sincera do rock n´roll e viciada em AC/DC, que também acompanha minhas palavras aqui desde a estréia. Pra ela, um abraço carinhoso e um mão de chifrinhos \---/
Nenhum comentário:
Postar um comentário