domingo, 5 de junho de 2011

" I was not and then I came to be "

Album: BE (2004)
Autor: Pain of Salvation ( Daniel Gildenlöw [Vocal e Guitarra], Johan Hallhen [Guitarra e Vocal], Kristoffer Gildenlöw [Baixo e Vocal], Frederik Hermannson [Teclados] e Johan Langell [Bateria e Vocal] )
Gravadora: InsideOut Music
Gênero: Metal Progressivo
Track List:
1 - Animae Partus 1:48
2 - Deus Nova 3:18
3 - Imago (Homines Partus) 5:11
4 - Pluvius Aestivus 5:00
5 - Lilium Cruentus 5:28
6 - Nauticus 4:58
7 - Dea Pecuniae 10:09
8 - Vocari Dei 3:50
9 - Diffidentia 7:36
10 - Nihil Morari 6:21
11 - Latericius Valete 2:27
12 - Omni 2:37
13 - Iter Impius 6:21
14 - Martius/Nauticus II 6:41
15 - Animae Partus II

Originário da Suécia, o Pain of Salvation é uma banda de metal progressivo liderada pelo genial Daniel Gildenlöw, que tocou com Transatlantic e recentemente se juntou ao The Flower Kings. A banda se formou em 1984 e tocou em várias concursos e festivais musicais. Sempre mandando material a gravadoras, em 1997 conseguiram sua primeira gravação.
O Album Be veio em 2004 e tem como motivo a existência de Deus e da humanidade. Com todas as músicas com o título em latim, o album fala da existência humana em suas diferentes formas perante Deus. O album segue o esquema de Opera Rock. Introduzido por Animae, um Deus sem forma, idade ou sexo que veio da "silenciosa escuridão" e por ela formado. O Deus contempla sua existência e segue uma jornada eterna em busca da auto-compreensão (a quantidade de droga que deve ter sido usado na hora de compor...). Por fim ele cria Imago que é a personificação da humanidade na sua forma mais natural e percebe que pode aprender sobre si mesmo através de sua criação.



Ao longo das faixas a história é contada por vários personagens que vão sendo inseridos. Nauticus é a criação mais inteligente que navega pelo espaço para procurar soluções para salvar a terra. Mr. Money é o personagem principal, representa a ganância. Homem que porta a maior riqueza e a gasta em criogênia, esperando ser congelado até que possa ser reanimado quando o segredo da imortalidade for conhecido, Dea Pecuniae é sua forma feminina.
As músicas como caracteristico de Opera Rock são composições muito bem arranjadas e durante o album se repete alguma passagem que é o motivo do album. Em algumas faixas há apenas narrações da história com a voz dos personagens. Em Opera Rock é muito complicado falar das músicas em separado, porque a idéia do album não é essa. A obra em si só faz sentido quando tocada na integra, dado que a finalização de uma música introduz a próxima e o album inteiro se baseia em uma só intenção que não se perde ao longo das faixas. Iter Impius seria a música mais single do album eu diria, não por ser algum front do album, mas por ser a música mais independente da opera. Um alerta, existe uma faixa onde não é tocado nada, portanto não se trata de defeito do disco, vou deixar vocês decobrirem qual é haha Considerações a parte, o album é brilhante. Não é atoa que Daniel Gildenlöw é considerado um músico gênio pois suas composições são de altíssimo nível. O album tem um tema muito gostoso e harminioso de se ouvir e também tem suas partes tensas simbolizando o suspense e a trama na história. Com certeza um cd para se colocar no aparelho e ouvir do começo ao fim.


E lembrando que hoje (domingo 05/06/2011) no Carioca Club temos o show do Pain of Salvation a noite. Um bom show para todos que vão, em especial pro pessoal aqui de casa que foi. O blog conta com mais de 310 acessos. Obrigado a todos que nos leem. Amigos, conhecidos, desconhecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário