domingo, 12 de junho de 2011

"Por que quem sabe faz melhor ao vivo. "

Album: Live Baby Live (1991)
Autor: Inxs ( Michael Hutchence [Vocal], Tim Farriss [Guitarra], Jon Farriss [Bateria e Teclados], Andrew Farriss [Teclados e Guitarra], Garry Gary Beers [Baixo], Kirk Pengilly [Guitarra, Saxofone e Vocal] )
Gravadora: Atlantic Records, Mercury Records, Warner Music.
Local do Show:
Londres, Wembley Stadium, Inglaterra
Genêro: New Wave, Pop Rock
Track List:
1 - New Sensation 4:42
2 - Guns in the Sky 3:14
3 - Mystifi 3:11
4 - By my Side 3:15
5 - Shining Star 3:52
6 - Need you Tonight 2:58
7 - Mediate 4:29
8 - One x One 2:58
9 - Burn for You 4:43
10 - The One Thing 3:21
11 - This Time 3:06
12 - The Stairs 5:07
13 - Suicide Blonde 4:36
14 - Hear That Sound 3:38
15 - Never Tear us Apart 4:13
16 - What You Need 6:16

Vou introduzir com este post um novo ramo que é o de albums "ao vivo". Os "live" são em suma, nosso momento, ainda que imaginativo, de estar presente em um show de uma banda admirada. Sofrendo vários preconceitos, como do tipo, sonoridade ruim, gravação falha, performance por desejar, ainda sim é fato de que os albums ao vivo são um elemento curioso dentro da carreira de uma banda, dado que dificilmente um feeling alcançado durante uma performance ao vivo, é repetido em outra. De fato, é comum dizer que "quem sabe faz ao vivo", mas nos tornamos encantados mesmo quando vemos nossos idolos em palco e eles nos trazem um frênese maior do que o do studio. Pode se dizer então que a regra para a música é "quem sabe faz melhor ao vivo".

O Inxs é um grupo australiano de new wave formado em 1977, que começou com o nome de "The Farris Brothers" mas mudou após o lançamento do primeiro album INXS em 1980. A pronuncia e significado do nome da banda é "In Excess". Com o lançamento de Original Sin, que também foi o marco do sucesso da banda, eles alteraram a sonoridade para uma pegada um pouco mais rock mas ainda mantendo o elemento pop da new wave. Nos anos 80 a 90 a banda lançou sucesso atrás de sucesso e se tornou um exemplo definitivo para a música australiana. Em 1987 com o album Kick, a banda alcançou o auge da popularidade.



O album "Live Baby Live" veio dado a popularidade no fim dos anos 80 e foi proposto na virada para a década de 90. Foi gravado no Wembley Stadium em Londres e conta com um DvD também. Já de cara a banda entrou com um de seus maiores sucessos que é New Sensation, que mesmo quem não acompanha a banda, já deve ter ouvido ao menos uma vez. E dai em diante não há mais paz, dado que a seleção de músicas conta com os mais impecáveis sucessos da banda. Guns in the Sky e Mystifi são dois grandes sucessos de Kick, assim como New Sensation. A faixa 15, Never Tear us Apart é o maior sucesso da banda.

Sobre a performance da banda não há muito o que dizer. Não porque é comum demais. Mas porque é inegável a comoção que a banda conseguia causar no público. Mesmo os amantes do rock, que costumam presar por riffs e bases trabalhadas, não resistem a simplicidade e o embalo da sonoridade da banda. A voz de Michael Hutchence e sua performance meio hedônica é totalmente coerente com a motivação das músicas, que quando não falam do prazer carnal, falam do amor de uma forma mais respeitosa, mas ainda humana. Os arranjos e o uso de instrumentos diferenciados, como sax e certos timbres de teclados, que são marcas da new wave, também tem uma combinação muito harmoniosa com a pegada rock. Um comentário feito sobre o show é de que não existe nenhuma banda capaz de levar o público ao delírio que o Inxs consegue. Embora eu não diga que isso é exclusivo deles, sou de total concordância de que quem teve a oportunidade de ver esses caras no auge, deve ter algumas coisas muito legais pra contar.




Em 22 de novembro de 1997, Michael Hutchence foi encontrado morto em um hotel em Sydney, as voltas de um período de ociosidade da banda. Embora exista especulações de que sua morte foi causada por uma prática de asfixiofilia (uma prática de masturbação que consiste na indução da asfixia para aumentar o prazer na hora do orgasmo, mesma causa de morte do ator David Carradine (Kill Bill) ), acredita-se em suicídio pois foi encontrado um bilhete deixado por Hutchence, onde ele dizia: "Pra mim já deu!". Muito respeitado e lembrado pelos australianos, Hutchence é um idolo e um talento singular, e sua perda foi muito sentida pelo mundo da música.


Nenhum comentário:

Postar um comentário