sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Kick-Ass - Quebrando Tudo (2010)





Gênero: Ação/Ficção
Título Original: Kick-Ass (EUA)
Ano: 2010
Estreia: 18 de junho de 2010
Diretor: Matthew Vaughn,
Roteiro: Matthew Vaughn, Jane Goldman, Mark Millar(HQ), John Romita Jr.(HQ)
Elenco: Nicolas Cage, Aaron Johnson, Lyndsy Fonseca, Chloe Moretz, Christopher Mintz-Plasse.







Adaptações de quadrinhos para cinema são sempre controversas. Muitos defendem certos aspectos ao invés de outros e no fim você ainda não sabe se o filme ficou bom ou ruim. Kick-Ass é um filme difícil de avaliar por essas coisas. Primeiro fator de dificuldade é a existência da versão em quadrinhos na minha estante, ou seja...eu já li uma vez ou outra. O segundo fator vai aparecer daqui a pouco, vamos a uma breve sinopse.

Dave é um garoto que se classifica como um nada, não é bom o suficiente para estar em algum grupo e também não é o mais engraçado da turma. Louco por gibis, ele um dia para e se pergunta por que ninguém nunca se tornou um herói. Com essa ideia ele compra uma roupa, se veste e acha que já basta para as missões noturnas. Porém na sua primeira experiência ele acaba tomando um cacete, esfaqueado e atropelado, o que resulta em várias placas de metal e cirurgias.

De volta a ativa ele acaba encontrando um grupo de marginais espancando um homem e decide ajudar. Esse combate desengonçado no qual se mete acaba por virar um webhit quando alguém grava e posta no Youtube. Assim com o nome de Kick-Ass ele passa a ser febre por todos os lugares, fazendo inclusive surgir mais heróis como Hit-Girl, Big Daddy e Red Mist. Sendo que nem todos pensam na justiça do mesmo jeito que Dave.


Um sério problema nas adaptações é diminuir a brutalidade das HQ para não obter uma censura alta. Isso obviamente ocorre no filme todo, mas não o estraga, deixa somente as cenas mais mornas. O que estraga o longa é a mudança de perspectiva dos fatos. É quase contar a história pelo fim, tirando alguns elementos de surpresa e fazendo ficar extremamente entediante acompanhar o fim da história.

Pra quem nem conhece os quadrinhos é um filme bem legal e bem movimentado que mistura um certo tom sarcástico com ação bem pesada, sedo bem equilibrado para não virar uma comédia somente. Para quem leu já fica difícil. Falta frieza na Hit Girl, Força no Big Daddy, malícia no Red Mist e também tem um final extremamente distorcido com direito a você pensar "Que porra é essa que fizeram?". Para não me demorar mais, fica o trailer que já mostra parte das diferenças do cinema e dos quadrinhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário