domingo, 4 de setembro de 2011

Achados do SWU!

Album: Big Whiskey & The GrooGrux King (2009)
Autor: Dave Matthews Band (Dave Matthews [Violão], Stefan Lessard [Baixo], Boyd Tinsley [Violino] e Carter Beauford [Bateria])
Gravadora: RCA
Gênero: Pop rock alternativo (vide post abaixo)
Track List:
1 - Grux 1:11
2 - Shake Me Like a Monkey 4:00
3 - Funny The Way It Is 4:26
4 - Lying In The Hands Of God 5:13
5 - Why I Am 3:53
6 - Dive In 4:26
7 - Spaceman 4:08
8 - Squirm 5:32
9 - Alligator Pie 3:59
10 - Seven 4:17
11 - Time Bomb 3:59
12 - Baby Blue 3:41
13 - You & Me 5:41
14 - Write a Song 3:51
15 - Corn Bread 4:53

Dave John Matthews é um compositor sul africano. Aos 10 anos de idade, após a morte do pai, mudou-se com a familia para Yorktown Heights no estado de Nova York nos EUA. Com 12 anos voltou a África do Sul onde passeou de escola em escola nunca dando atenção aos estudos, mas se empenhando cada vez mais em música. Após estudar Dave volta aos EUA, e passa a trabalhar como barman no "Miller's" na cidade de Charlottes Ville, na Virginia. Lá, encorajado pelo amigo e guitarrista Tim Reynolds, Dave começa a trabalhar sua música junto ao saxofonista Leroi Moore e o baterista Carter Beauford. Assim nasce a Dave Matthews Band. Uma curiosidade sobre Dave Matthews é que ele também ja participou do cinema (Eu os declaro Marido e....Larry entre outros).

A primeira vez que ouvi a banda foi durante seu show no SWU de 2010. A banda que foi uma das últimas a se apresentar no segundo dia era aguardada por vários fãs e até então desconhecida para mim. Não precisou mais do que a primeira música para eu entender porque tantas pessoas me pediam para deixá-las ficar na minha frente (eu estava na grade).


O som da banda é um conceito um tanto espetaculoso, dado que traz uma mistura na medida perfeita, de pop, rock, soul music e funk. O resultado é um conjunto de harmonias e arranjos repletos de instrumentos diferentes, fugindo do básico e dando espaço a metais e sopros. Isso é o que se pode ver no disco em questão. Big Whiskey & The GrooGrux King é o nono disco da banda e trás um som mais amadurecido em relação a discos passados. Embora com a falta do saxofonista Leroi (comentarei no final), a banda encarnou um estilo que traz uma novidade atrás da outra em deliciosas 15 faixas.

Desde funks gritantes como em " Shake Me Like a Monkey " até violões de surfistas como em " You & Me ", passando por pops mais badalados como " Why I Am " e rocks mais pesados como " Time Bomb " , o disco é repleto de variações que não o deixam tornar-se monótono, mas nem tiram você de uma sensação e te mandam para outra completamente diferente. Um obra na medida , com partes de peso e partes de tranquilidade. Solos e performances são feitos por diferentes instrumentos e as harmonias passeiam até mesmo dentro das músicas, não dando margem para tantas repetições. Refrões gostosos e passagens descontraídas são constantes.
Um disco talentoso do começo ao fim.


No dia 19 de agosto de 2008, faleceu o saxofonista Leroi Moore, fundador da banda. A causa da morte foi complicações por conta de um acidente de quadricíclo em sua fazenda na virgínia, onde Leroi quebrou várias costelas e perfurou um pumão. Uma perda sentida pela banda, dado que Leroi, além de um amigo de longa data de todos, era um exíminio músico especializado em instrumentos de sopro, com um enorme coleção de instrumentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário