sábado, 3 de setembro de 2011

Distrito 9 (2009)






Gênero: Ação/Ficção
Título Original: District 9 (Africa do Sul)
Ano: 2009
Estreia: 16 de outubro de 2009
Diretor: Neil Blomkamp
Roteiro: Neil Blomkamp, Terri Tatchell
Elenco:Sharlto Copley, David James, Jason Cope







Tá aí um filme com sinopse bem interessante e que tem Peter Jackson assinando como produtor. Plano de fundo bem comum da ficção, neste filme a  temática é o contato alienígena com nosso planeta. Uma nave se aproximou da terra e acabou por ficar sobrevoando Johanesburgo. Por algum tempo se esperou que houvesse combate, mas nada ocorreu. E assim os humanos foram ao primeiro contato, só que não esperavam encontrar essa raça passando por tempos difíceis dentro de sua nave-mãe. E assim foi, os humanos ajudaram esse povo fornecendo comida e os alocando no Distrito 9. 20 anos se passaram e os Camarões (como são chamados pela aparência e costumes de comer restos) se multiplicaram e formaram praticamente uma favela que se expande.


O ano é 2010 e a MNU, uma organização criada para ajudar com os extraterrestres pretende os realocar no Distrito 10, uma área longe da cidade para que não haja tanto problema entre humanos e alienígenas. Para a tarefa de informar os Camarões é nomeado Wikus van de Merwe, genro do diretor da MNU. Durante as operações ele acaba infectado e uma metamorfose começa a transformá-lo. Com isso ele passa a ser caçado pela MNU dado o valor dessa "experiência".

Sem pra onde correr, Wikus foge para o distrito 9 a fim de se curar. Esse é um enredo bem arquitetado o que transforma essa ficção num drama que tem Wikus como personagem principal. A transformação que ele sofre psicologicamente durante o filme é imensa, construindo um grande personagem.

Outro grande trunfo do filme são os efeitos especiais que deixam muito filme de alto orçamento na mão. Os alienígenas estão bem construídos e a paisagem com a presença da nave-mãe é surpreendentemente real, além é claro das cenas de ação que reforçam somente a qualidade gráfica do longa.



Distrito 9 usa de uma outra raça para mostrar o que a segregação racial foi. Saem humanos versus humanos e entra uma batalha entre humanos e ETs. Está tudo ali, o descaso das autoridades, os guetos, o contrabando de armas e drogas, a violência. Só é mudada a fantasia fazendo com que seja um gesto político interessante além de um ótimo filme. Acompanhem o trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário