Album: 1984 (1984)
Autor: Van Halen ( Dave Lee Roth [Vocal], Eddie Van Halen [Guitarra], Alex Van Halen [Bateria] e Michael Anthony [Baixo])
Gravadora: Warner Bros Records
Gênero: Hard Rock
Track List:
1 - 1984 1:07
2 - Jump 4:04
3 - Panama 3:34
4 - Top Jimmy 3:02
5 - Drop Dead Legs 4:15
6 - Hot for Teacher 4:44
7 - I´ll Wait 4:45
8 - Girl Gone Bad 4:35
9 - House of Pain 3:19
O Van Halen é uma banda americana de hard rock formada em 1972 na Califórnia pelos irmãos Eddie e Alex Van Halen, filhos de uma família de músicos. No começo, Eddie e Alex tinham papéis diferentes, sendo Alex guitarrista e Eddie tecladista. Mas, com o tempo, Alex encontrou seu talento na bateria e Eddie na guitarra, sendo este último considerado um dos melhores guitarristas do mundo. A banda é uma das mais vendidas nos EUA, ocupando a 19º colocação, sendo que o Van Halen é o grupo que colocou mais singles no topo da Hot Mainstream Rock Tracks, 13 no total. O Van Halen também foi um dos cinco grupos da história a ter dois discos de diamante nos EUA (Van Halen I e 1984).
Quando a banda surgiu, foram apresentados primeiro por Gene Simmons (baixista do Kiss, também conhecido como The Demon) e na época Eddie era quem cantava. Logo depois, os irmãos conheceram Michael Anthony dividindo o palco com o músico e sua banda Snake. Depois disto, Michael foi convidado a tocar com o Van Halen, que na época se chamava Mammoth. Posteriormente, os músicos descobriram o vocalista Dave Lee Roth, que rapidamente ingressou na banda. Por fim, a banda descobriu que o nome Mammoth já estava em uso e, mesmo com gravações agendadas, optaram, rapidamente, por colocar o nome dos irmãos como nome da banda.
1984 foi o último álbum da banda com o vocalista Dave Lee Roth. Marca uma fase do Van Halen onde os músicos começaram a apresentar novas experiências com o som que propunham. A banda foge do hard rock convencional da época e insere sintetizadores e efeitos com uma pegada um pouco mais pop. O resultado disso é uma harmonia com a agressividade e ritmo do hard rock, misturado a criatividade e descontração do pop. Muitos riffs, como o de Jump, já estavam na mente de Eddie a algum tempo e esse foi o momento de colocá-los em atuação.
A linha do album é agitada, abrindo com o instrumental que leva o nome do álbum, que é um emaranhado de efeitos tocados no sintetizador de Eddie. Seguindo de Jump que é um dos hits tanto do álbum quanto da banda, e que se tornou sucesso mundial. Quando indagado sobre a letra de jump, Dave Lee Roth respondeu que se baseou no feeling de estar mudando de ano e também depois de ver um homem tentando um salto na televisão, de cima de um prédio. Uma das máximas de Dave Lee Roth sobre a música é: " O pulo é quando o Rock n´ Roll se encontra com Deus." Panama e Hot for Teacher são pegadas pesadas de hard rock que também se tornaram hits do album, com direito a videos e clips na mtv. São músicas agressivas, como riffs e solos de guitarra de uma ferocidade notável, e mostrando sempre porque Eddie Van Halen é um dos deuses da guitarra. Top Jimmy é uma homenagem da banda a o músico James Paul Koncek da banda Top Jimmy & The Rhythm Pigs.
Outras músicas tem uma história mais cômica como Girl Gone Bad, que foi composta por Eddie em um quarto de hotel com sua namorada, onde o músico despertou a noite com essa idéia na cabeça e teve de compor a obra dentro de um closet porque não queria acordar a moça. I´ll Wait é mais um hit badalado e House of Pain vem desde os tempos de banda de casas noturnas do grupo.
Um album de sucesso astronômico, tendo alcançado disco de diamante nas vendagens, estar citado na lista do livro 1001 Discos para se Ouvir Antes de Morrer e um das mais altas honrarias dos EUA, o album está na lista dos 200 Albuns Definitvos do Rock n´ Roll Hall of Fame.
Uma curiosidade sobre o Van Halen. Na década de 80, o cenário musical dos EUA ainda era repleto de preconceito. Havia um grande antagonismo entre o que se chamava de música dos brancos (da qual o rock fazia parte) e a música dos negros (rap, R&B, hip hop). Um dos marcos que venceram as barreiras do preconceito e diminui o racismo na música americana foi a gravação da música Beat It, do album Thriller, de Michael Jackson, onde o guitarrista Eddie Van Halen tocou a guitarra. O solo de Beat It é talvez o mais conhecido da década de 80 e a música foi apresentada em 1984 em um show dos The Jacksons.