domingo, 21 de agosto de 2011

Bem-vindo ao...

Album: Magical Mystery Tour (1967)
Autor: The Beatles ( John Lennon [Vocal e Guitarra], Paul McCartney [Baixo], George Harrison [Guitarra] e Ringo Starr [Bateria] )
Gravadora: Capitol
Gênero: Rock n' Roll
Track List:
1 - Magical Mystery Tour 2:43
2 - The Fool on the Hill 3:00
3 - Flying 2:16
4 - Blue Jay Way 3:56
5 - You Mother Should Know 2:29
6 - I am the Walrus 4:36
7 - Hello, Goodbye 3:30
8 - Strawberry Fields Forever 4:10
9 - Penny Lane 3:03
10 - Baby You're a Rich Man 3:03
11 - All You Need is Love 3:48

O Beatles foi uma banda inglesa formada em Liverpool em 1960. Considerada uma das bandas mais bem sucedidas da história da música popular, os Beatles foram um marco e uma inspiração permanente para o Rock n' Roll e para a música em geral. No começo a banda se consolidou tocando em pubs ingleses e sofrendo algumas alterações de membros. A formação consolidada é a que citei acima e o primeiro single do grupo Love me Do foi sucesso imediato no Reino Unido. Até 1966 a banda excursionou sem recesso pelo mundo e parou em 1966 para produzir obras em estúdio. A popularidade do grupo ficou conhecida como Beatlemania, e esse termo foi reforçado pela mídia inglesa. A banda se dissolveu em 1970, com os músicos seguindo em carreiras solo. Os Beatles teve mais álbuns em primeiro lugar nas paradas inglesas do que qualquer outro grupo e são o grupo com maior número de vendas nos EUA. Em 2008 a Billboard lançou uma top-list de vendas e a banda permanece em primeiro lugar. Já foram honrados com 8 Grammy Awards e 15 Ivor Novello Awards da Basca. Possuem uma vendagem de mais de um bilhão de álbuns e estão entre as 100 pessoas mais influentes do século XX, assim citado pela revista Times.


Durante as viagens dos Beatles pelos EUA, eles vieram a conhecer o Sr. Bob Dylan que propôs que os garotos de Liverpool deveriam ter umas mensagens mais maduras e profundas em suas composições. Desse encontro, parcerias e a adição de um elemento chave (drogas) na criação do que Dylan propôs aos Beatles, nasceu uma fase de psicodelia da banda inglesa. Dessa fase o Beatles reinventou sua proposta de som e nos trouxe uma linguagem totalmente inusitada e desapegada do rock n' roll da década de 50 que é o que estávamos acostumados. A obra prima nascida dessas ideias é o álbum do qual lhes falo.

Magical Mystery Tour é um ponto de partida da história de uma fase do rock n' roll que viria a ser conhecida como rock psicodélico. Ideias de revolta social, de paz e amor e de antagonismo em relação a políticas de guerra culminaram no movimento hippie que viu no rock psicodélico a principal mensagem que falava aquilo que eles queriam espalhar. A sonoridade presente aqui é cheia de arranjos e harmonias inconstantes. O rock foge dos constantes riffs e entre em outro mundo, com a adição de instrumentos incomuns, vozes adicionais como coros e temas clássicos e folk. As letras tocam na revolta popular presente principalmente nos EUA com a questão da guerra do Vietnam, na psicodelia dos temas e na necessidade de se amar mais. Outros elementos que influenciaram a obra foi a morte do ex-produtor da banda Brian Epstein, o que fez com que os Beatles precisassem sentar e repensar os rumos os da banda e também, o fato de Magical Mystery Tour vir a se tornar um filme com o álbum como trilha sonora.



I Am the Walrus, Strawberry Fields Forever e All You Need is Love estão entre as faixas mais aclamadas do disco, sendo esta última um dos maiores sucessos de todos os tempos dos Beatles. I am the Walrus e Straberry Fields tem vários elementos que mostram a proposta psicodélica, traduzida em harmonias inconstantes e letras fantasiosas. All You Need is Love é o apelo pela força do amor, e tem como introdução a obra clássica Marseillaise. Todas as faixas seguem essa linha, com Hello, Goodbye sendo a mais próxima da antiga proposta dos Beatles. O álbum em si traz faixas curtas e com pegadas constantes, sendo um álbum fácil de se ouvir, com um clima de bastante reflexão e calma. A faixa Magical Mystery Tour que abre o album é mais animada e badalada, seguida por The Fool on the Hill que já é mais trabalhada e com arranjos mais descolados dos instrumentos. Um prato cheio falando de harmonias e propostas diferentes visto em cada faixa. Com certeza uma das melhores obras dos Beatles e um importante álbum para a história do Rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário