segunda-feira, 9 de maio de 2011

"Not so Country as Country can be", mas um som muito legal.

Ola amigos, antes de começar vou falar brevemente de minhas intenções aqui. Ja que o Rafael me apresentou eu não preciso falar de mim, certo?
Quando meu amigo me pediu pra ter alguma participação neste espaço dele, eu senti que só poderia ser sincero em indicar e criticar algo que eu me interessasse muito e realmente estiveste disposto a expor da forma mais clara e próxima pra vocês. Com certeza isso pra mim é música. Vim aqui tentar passar pra vocês vários albuns que venho ouvindo desde criança e que marcaram meu crescimento tanto musicalmente quanto em desenvoltura de postura. Logicamente essas pessoas, idealizadores destas obras sempre tiveram uma mensagem a passar, um paradigma de atitude. Aqui não estou pra dar uma visão de um especialista, estou aqui pra compartilhar com vocês um pouco de histórias sobre essas obras e um troca de idéias sobre o "feeling" desses albuns.

Vamos ao que interessa agora:


Album: Back to Tennessee (2009)
Autor: Billy Ray Cyrus
Gravadora: Hollywood Records
Gênero: Country
Track List:
1 - Back to Tenessee 4:12
2 - Thrillbilly 3:22
3 - He's Mine 3:44
4 - Somebody Said a Prayer 4:06
5 - A Good Day 4:08
6 - I Could be the One 3:03
7 - Like Nothing Else 4:25
8 - Country as Country Can Be 3:25
9 - Love is the Lesson 3:46
10 - Give it to Somebody 3:41
11 - Real Gone 3:40
12 - Butterfly Fly Away (feat. Miley Cyrus) 4:44


Sim senhores, estou falando do pai de Miley Cyrus (Hanna Montana). William "Billy" Ray Cyrus lançou 11 albuns desde 1992, e 38 singles. Back to Tennessee está longe de ser um dos mais consagrados albuns de Cyrus. Com um histórico de hits que mantem records de permanencia nos charts da Billboard, Back to Tenesse não alcançou um espaço grande na carreira do músico. Ainda assim, o virtuose que é reconhecido como um dos grandes nomes do Country americano me passou uma boa impressão com este som e me fez querer ver mais do estilo e deste autor.
O album em si eu não diria ser um country realmente sincero, estaria mais para uma "intenção" country, contudo algumas formulas e peculiaridades do country com certeza podem ser observados ao longo das faixas, embora eu diria que o album é rock de mais pra ser country, e country de mais pra ser rock, se é que alguns me intendem. A faixa 11, Real Gone é um cover de Sheryl Crow e a faixa 12, Butterfly Fly Away conta com a filha, Miley Cyrus.





Falando um pouco sobre as faixas, Back to Tenessee tem uma levada genial. A música é bem animada do começo ao fim e toca em um sentimento que os country admiram que é a volta pra casa. Várias bandas que se apegaram ao estilo, trazem essa nostalgia, essa vontade de voltar ao lar. O album passa por outras faixas nessa pegada animada em Thrillbilly, Love is the Lesson e Real Gone (Sheryl Crow). Em músicas como I Could be the One, A Good Day, temos aquele clima característico, na levada, com trechos faceis. Temos a parte romântica em Like Nothing Else, romântico sem exagero, com uma progressão bem empolgante terminando em um riff um tanto quanto marcante. Por fim Buttlerfly Fly Away com a presença de Miley já deixa claro que seria uma música mais pegadinha, melosa, mas até que interessante. No mínimo para as pessoas que gostam do estilo, e da menina, é notável que ela tem um talento mais verificado, e não tanto uma construção artifical como andam esses hits de internet. Ao ouvir este album, a idéia que me passa é de uma viagem, uma viagem de volta para as origens e o que se deseja viver ao se chegar lá. E por fim, em Real Gone, se declara o desejo de se jogar tudo pro alto em alguma hora, cair na estrada e se mandar pra qualquer lugar. Acho que esta última passou bastante pela cabeça de muita gente haha.

Para aqueles que gostarem, fica a dica que eu mesmo seguirei, procurem mais. Essa é sempre a idéia. Não sou profissional, longe disso estou aqui com um interesse sincero de passar um ponto de vista e para aqueles que decidirem segui-lo, uma noção do que esperar. Seria interessante se várias pessoas opinassem aqui e pudessemos ter uma troca de material e interesses. De já galera, eu fico por aqui. Este foi meu primeiro post e ainda não criei uma certa técnica para escrever aqui. Mas prometo que de agora em diante virei aqui com uma informação mais direta e que sacie a expectativa de vocês. "Stay country, my friends." Só pra não fugir ao assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário