domingo, 29 de maio de 2011

A Garota da Capa Vermelha (2011)



Gênero:Suspense/Fantasia
Título Original: Red Riding Hood(EUA)
Ano: 2011
Estreia: 21 de abril de 2011
Diretor: Catherine Hardwicke
Roteiro: David Johnson
Elenco:Amanda Seyfried, Gary Oldman, Shiloh Fernandez










Quando eu olhei o trailer, li o enredo e pensei sobre o produto final, eu fiquei realmente interessado nesse filme, mas aí que vieram alguns problemas: meus preconceitos. Não gosto da diretora, não gosto da atriz principal, então imaginei que fosse uma bomba, mas mesmo assim encarei tudo isso e resolvi assistir porque a história seria boa de acordo com a premissa apresentada no trailer.


Catherine Hardwicke, a diretora responsável tambem por Crepúsculo, realmente tem bastante deficiência na arte da direção. A transição de câmera é feita de forma muito amadora e tira bastante credibilidade da filmagem. Além disso foi possível notar uma grande falta de vontade com os efeitos especiais do filme e as sequências das "lutas". Os efeitos aparecem quase sempre em cenas manchadas e também com transição abrupta, mostrando na verdade uma mancha ao invés do lobo. As sequências nas quais a ação é presente são também mal dirigidas e mal coreografadas.

Agora que já comentei sobre o trabalho, hora de dizer sobre a história. O conto de chapeuzinho vermelho é reinventado nesse filme. Valerie mora numa pequena vila e está em um dilema quanto ao seu futuro, prometida para um homem e apaixonada por outro. Enquanto tenta se conformar com seu destino, um lobo que assombra a vila a gerações reaparece e inicia ataques ao vilarejo mostrando estar interessado em Valerie. O clima fica pesado quando um caçador chega para ajudar a caça ao monstro e traz métodos não ortodoxos para matar a fera e por fim ao drama do vilarejo.



A idéia de reinventar um conto clássico é muito legal, porém o fato da diretora ter preferido usar uma temática muito adulta e sexual (adulta em conteúdo, já que o filme é bem imaturo) estraga a fantasia e a consagração do longa. Assim, classifico esse como um dos filmes que poderia ter dado certo, atrai bastante à primeira vista, mas quando perto não passa de chapeuzinho vermelho visita Crepúsculo. Para os que se interessaram, aí vai o trailer.

Um comentário: