domingo, 14 de outubro de 2012

I Get Hysterical...

Album: Hysteria (1987)
Artista: Def Leppard (Joe Elliot [Vocal], Steve Clark [Guitarra], Phil Collen [Guitarra], Rick Savage [Baixo], Rick "Thunder God" Allen [Bateria])
Gênero: Hard Rock
Gravadora: Island, Mercury
Track List:
1 - Women  5:41
2 - Rocket  6:37
3 - Animal  4:02
4 - Love Bites  5:46
5 - Pour Some Sugar on Me  4:25
6 - Armageddon It  5:21
7 - Gods of War  6:37
8 - Don't Shoot Shotgun  4:26
9 - Run Riot  4:39
10 - Hysteria  5:54
11 - Excitable  4:19
12 - Love and Affection  4:37

  O Def Leppard é uma banda de Hard Rock britânica que surgiu em 1977 em Sheffield, Inglaterra, como parte do NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal,) um movimento que surgiu no fim dos anos 70 como resposta ao declínio do punk e ao novo apego em New Wave. Este movimento nos deu bandas como Iron Maiden, Saxon e Diamond Head e sua proposta era um som cunhado no blues com entonação abaixada, elementos do punk, um beat acelerado e uma aproximação mais pesada da música. A banda é uma das mais bem sucedidas comercialmente e são uma entre as cinco únicas bandas de rock do mundo que chegaram a ter dois discos de studio com vendas superiores a dez milhões de cópias.


  Hysteria é o quarto album do Def Leppard e é um dos discos mais reconhecidos da história do Rock. Rendeu seis singles em sua época ("Love Bites", "Pour Some Sugar on Me", "Hysteria", "Armageddon It", "Animal" e "Rocket") e alcançou primeiro lugar em 3 charts nos 2 anos seguintes desde o lançamento (Billboard, US e Australia).

  O disco é resultado de um trabalho muito esforçado por parte da banda que passou por complicações durante este período. É possível dizer que Hysteria representa o auge da maturidade do som do Def Leppard. Recheado de baladas sonoras e refrões explosivos, as músicas se constroem dentro do esbanjo de riffs melódicos, da marcação forte da bateria  e do vocal agudo de Joe Elliot. É uma prova concreta de que o Hard Rock britânico rivalizava pesado com o americano, embora há de se concordar que os EUA nos deram bandas mais divertidas na questão de comportamento e visual (Motley Crue, Poison, Wasp) mas isso é assunto pra outra conversa.


  Hysteria da uma passeio por muitos gostos. A balada "Love Bites" irá ganhar os ouvidos dos mais românticos enquanto "Animal", música genial na minha opinião, é aquele tipo de balada animada. De resto, "Pour Some Sugar on Me" e "Rocket" são ótimas para ouvidos atrás de uma pegada mais pesada. Os temas não diferem muito do que o Hard Rock fala. Paixão por mulheres, diversão e prazer. Este é pra todos os amantes de um bom Rock n' Roll e que também gostam de algo bem animado.

  A seguir um exemplo do que há no disco, o clipe da música "Animal"



Curiosidade:

  Mencionei que a banda passou por algumas dificuldades durante o periodo de lançamento do disco. Uma dessas foi o acidente de carro de Rick Allen que o fez perder o braço esquerdo. Após isso, Allen pensou não ser mais capaz de tocar com a banda, mas seus companheiros lhe ofereceram apoio e com a ajuda de engenheiros de som desenvolveram um kit de bateria que atendesse as necessidades de Allen. Recuperado e com um novo estilo, as pancadas sonoras de Allen nos bumbos lhe renderam a eterna admiração dos fãs e o apelido de "Thunder God" (Deus do Trovão).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário