sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A Entidade (2012)






Gênero: Terror
Título Original:  Sinister  (EUA)
Ano: 2012
Estreia: 12 de outubro de 2012
Diretor: Scott Derrickson
Roteiro: Scott Derrickson, C. Robert Cargill
Elenco: Ethan Hawke, Juliet Rylance, Clare Foley, James Ransone








Como levar o público a se interessar por um filme de terror quando grande parte dos filmes é uma compilação do que já foi visto? Bem podemos dizer que alguns filmes acertam em cheio nessa fórmula trazendo algumas novidades como é o caso da série Atividade Paranormal que com uso da filmagem "amadora" aumenta o tom de realidade do filme e inclusive desencadeando muitos sucessores usando a mesma técnica. Em A Entidade podemos contemplar uma sobreposição entre cenas de filmagem "amadora" e o filme em si o que valoriza muito e já posso dizer o porquê logo abaixo, mas primeiro vamos a uma pequena introdução do filme.

O filme traz uma família se mudando para uma cidade do interior dos Estados Unidos (como sempre!). Mas existem pequenas peculiaridades nisso, o chefe da família Ellison Oswalt (Ethan Hawke) é um escritor que ganhou sucesso ao publicar um livro sobre um crime e acabar por desvendar o criminoso com sua obra. Isso o levou ao topo mas somente por uma vez, o que fez com que ele perseguisse cenas de crimes não desvendados para que consiga o mesmo efeito num possível próximo livro. A casa em questão foi cena de um brutal assassinato no qual foram encontrados mortos 4 membros da família enforcados na árvore do quintal. Pai, mãe e dois dos filhos mortos e uma filha desaparecida, o que é alvo da grande investigação de Ellison.

Já acostumado com essa rotina ele começa a arrumar sua mudança e acha no sótão da casa uma caixa com filmes antigos e uma reprodutora para esses filmes. Ao assistir os filmes percebe que os mesmos contem cenas de assassinatos que incluem o assassinato que está investigando. Nesse ponto a coisa fica séria, de certa forma existe algo sobrenatural nessas mortes e essa investigação só traz cada vez mais esse algo para próximo da sua família.

O grande ponto de valorização do uso das filmagens encontradas é o fato de causar uma perturbação pela maior aproximação da realidade. Misturado ao fato do filme se passar majoritariamente dentro da casa e durante a noite e claro com efeitos sonoros tradicionalmente encontrados em todos os filmes do gênero se torna um grande atrativo para quem gosta de ficar olhando para tela esperando quando vai ocorrer o próximo susto. E antes de deixar o trailer para que possam conferir, vale dizer que o maior trunfo de A Entidade é manter o clima pesado durante todo o filme do contrário que acontece com alguns longas que tem uma progressão para dar um gás no terror próximo do fim (como é visto em Não Tenha Medo do Escuro). Então aqui vai o trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário