Album: Hart Genussen Von ABBA bis Zappa (2009)
Autor: Panzerballet ( Jan Zehrfeld, Joe Doblhofer, Alexander von Hagke, Heiko Jung, Sebastian Lanser)
Gênero: Fusion
Tracklist:
1 - The Simpsons 5:56
2 - Bird Wild Web 3:26
3 - Jadoo 3:44
4 - Mein Teil 5:58
5 - Gimme, Gimme, Gimme 4:09
6 - Kulturzeit 4:18
7 - The Mediterranean Breeze 8:33
8 - Ein Bisschen Frieden 3:07
9 - Weary Eyes 6:20
10 - Zappa Medley From Hell - Pt.1 3:27
11 - Zappa Medley From Hell - Pt.2 8:03
Música é algo maravilhoso que nos proporciona alegria e conforto, e é sempre muito bom quando ouvimos aquilo que gostamos, que já conhecemos. Mesmo quando não conhecemos, quando ouvimos muito, acabamos prevendo o desenvolver de alguma música ou outra, porque esta segue uma lógica. O Fusion que venho lhes falar, não funciona assim.
Imagine que você ouve a vibração dos acordes de guitarra e já espera que venha em seguida algum solo, mas ao invés disso você se depara com uma mudança de ritmo e é apresentado a um saxofone, ou um trombone. Eis o Fusion, uma mistura de estilos que busca criar uma nova atmosfera de música e um novo leque de possibilidades dentro das características de dois ou mais estilos. E é ai que surgem bandas como o Panzerballet.
O Panzerballet é uma banda alemã recente, formada pelo peculiar músico Jan Zehrfeld, um exímio guitarrista e estudante de jazz com dreads (ou rastafari, sei lá o nome certo disso) no cabelo, amarrados com cabos elétricos de instrumentos. O grupo surgiu com uma promessa de Fusion misturando o Jazz com o Heavy Metal e as constantes idéias de extavazamento de raiva de Zehrfeld. Para mostrar que funciona, resolveram gravar temas de tv e músicas de sucesso de outros grupos. O grupo é versátil e fica difícil classificar os músicos por instrumentos dado a quantidade que cada um toca sem falar no número de arranjos. Estes últimos são outra marca do grupo que tem admiração por um músico que talvez seja o maior arranjador da história da música popular, o lendário Frank Zappa.
O disco o qual lhes falo é uma obra recente do grupo que traz entre as faixas próprias, curiosidades como o tema dos Simpsons na versão fusion do grupo. Há também covers de Ramstein ("Mein Teil"), ABBA ("Gimme, Gimme, Gimme") e o mais interessante, um medley (um conjunto de trechos de músicas dentro de uma música só) de músicas de Zappa. O disco presa mais pelo instrumental contendo poucas linhas de vocal, e o ritmo alterna entre a velocidade do heavy metal e o balanço frenético do Jazz. Embora bem diferentes dos originais, os covers não são descaracterizados e é possível reconhecer facilmente a música sem olhar o título. O grupo não é muito conhecido fora de festivais europeus mas é conhecido na internet e admirado pelas brincadeiras e inovações com os temas famosas.O disco ficou famoso no mainstream do Jazz, alcançando a 25º nos seus charts.
Uma banda admirável com uma proposta de ao invés de trazer conforto, mexer com sua imaginação e te mostrar novas possibilades antes não conhecidas na música. Espero que gostem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário