domingo, 26 de fevereiro de 2012

"See you on...."

Album: The Dark Side of the Moon (1973)
Artista: Pink Floyd ( Roger Waters [Baixo e Voz], Nick Mason [Bateria], Richard Wright [Teclados], David Gilmour [Guitarra e Voz] )
Gravadora: Capitol Records
Gênero: Rock Progressivo
Tracklist:
1 - Speak to Me/Breathe  3:57
2 - On the Run  3:35
3 - Time  7:04
4 - The Great Gig in the Sky  4:47
5 - Money  6:22
6 - Us and Them  7:50
7 - Any Colour You Like  3:25
8 - Brain Damage  3:50
9 - Eclipse  2:01

 O Pink Floyd é uma banda britânica, nascida em Cambridge, que se tornou um dos grupos mais simbólicos e populares da história da música popular. Com uma música progressiva delicadamente bem construída e os temas psicodélicos, eles se tornaram um objeto de estudo não só de curiosos pelas mensagens, mas também de acadêmicos da música. O grupo também é um dos mais bem sucedidos comercialmente e foi introduzido na calçada da fama em 1996. Ao contrário do que muitos pensam, o nome Pink Floyd não deriva de uma droga, mas sim é uma homenagem a dois artistas do blues, admirados pela banda, que se chamam Pink Anderson e Floyd Council.


 Em 1973 o Pink Floyd fez história com o disco The Dark Side of the Moon, , que foi um fenômeno em sua época e hoje está entre as obras mais importantes da história do Rock e da música popular. O disco traz como tema o stress do dia a dia e os pensamentos sobre dinheiro, tempo, morte e guerra. Com uma sonoridade progressiva, o disco tem uma construção contínua, sendo que as músicas dão introdução uma a outra. A base do blues rock é enfeitada com arranjos psicodélicos e de música eletrônica. As linhas vocais são completadas pelas linhas de guitarra que são mais soltas e não tão viciadas em riff's. Um clima envolvente faz parte deste disco que traz faixas calmas como "Speak to Me/Breathe", ou faixas mais marcantes e pesadas como "Time" e "Money". Mas o ponto alto dos disco está nas 4 últimas faixas que tem uma continuedade entusiasmante. Embora acima coloquei poucos instrumentos a frente do nome dos integrantes, na verdade, o número de arranjos e instrumentos diferentes que foram tocados pelos integrantes é enorme.


 Uma curiosidade. Pra quem curte uma carnaval diferente, vai ai uma sugestão. Na cidade de Pedralva, em Minas Gerais, próxima a Itajuba, existe um evento chamado Carnawall, feito pelo Bloco Pink Floyd, que ocorre na terça-feira de carnaval. Feito por fãs da banda, o evento reúne diversas bandas de rock e um cover consagrado de Pink Floyd e propõe um carnaval diferente, com bastante rock n' roll , agitação e, é claro, Pink Floyd. Eu tive a felicidade de participar este ano e curti muito o evento, que além de muito legal e cheio de boa música, trouxe um ambiente pacífico e cheio de amizade. Pra quem quiser conferir, a EPTV de MG tem uma matéria sobre o Carnawall, basta clicar aqui para conferir. Espero que gostem como eu gostei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário