segunda-feira, 25 de julho de 2011

A Boa Década de 90

Album: The Southern Harmony and Musical Company (1992)
Artista: The Black Crowes ( Chris Robinson [Vocais], Rick Robinson [Guitarra], Marc Ford [Guitarra], Johnny Colt [Baixo], Steve Gorman [Bateria], Eddie Harsch [Teclados] )
Gravadora: Def American
Gênero: Hard Rock
Track List:
1 - Sting Me 4:39
2 - Remedy 5:22
3 - Thorn on my Pride 6:03
4 - Bad Luck Blue Eyes Goodbye 6:28
5 - Sometimes Salvation 4:44
6 - Hotel Illness 3:59
7 - Black Moon Creeping 4:54
8 - No Speak No Slave 4:01
9 - My Morning Song 6:15
10 - Time Will Tell 4:08



Este ano 3 bandas mudaram meu pensamento e minha linguagem musical, eu diria. Duas delas eu já comentei aqui. O INXS e o Free. Esta é a terceira banda que revolucionou meu gosto. O Black Crowes é uma banda de rock americana formada em 1989. Com o segundo album, este que lhes falo, a banda dos irmãos Robinson subiu a fama e foi considerada como uma das melhores bandas americanas que surgiram na década de 90. Receberam vários prêmios e foram homenageados pela Melody Maker como "A Banda Mais Rock n' Roll do Mundo". Com o sucesso, a banda abriu para vários gigantes, como Dave Mathews, Aerosmith, Heart e Robert Plant. Com uma vendagem de mais de 30 milhões de discos, a banda está em 92º na lista dos "Maiores Artistas de Rock da História".

O Black Crowes começou como uma banda cover de blues dos
anos 70 e teve a passagem de vários músicos, mas a força que impulsionava a banda a frente foi sempre os irmãos Robinson. Com influências como Rollings Stones, a banda se pôs a lançar seu próprio som com a nova formação que citei acima. Em 1992 foi lançado The Southern Harmony and Musical Company.


O Southern Harmony foi o album que fez o Crowes decolar. Com a boa produção e as participação de grandes produtores e do ex-tecladista da lendária banda americana sulista, The Allman Brothers Band, Chuck Leavell, o album lançou vários singles que adentraram as baladas e aos charts da Billboard. Entre eles estão as músicas Sting Me, Remedy, Sometimes Salvation e Hotel Illness. Dentre essas, Sometimes Salvation ficaria a mais conhecida música da banda. O album quebrou vários recordes, como o de ser o primeiro album de rock a colocar 4 músicas em primeiro lugar nos charts. As guitarras também foram muito elogiadas e o album foi considerado um das 100 melhores gravaçoes de guitarras.

O som de The Southern me remete a bandas como, Guns n' Roses, Free e Led Zeppelin. Eu diria que a pégada é tipicamente sulista, com aquele apelo hillbilly, aquela linguagem blues e a adição de alguns elementos como backing-vocals de negros e gaitas, o que afirma tudo isso. O album em si vai desde as pegadas mais marcantes e pesadas como Sting, Remedy e Hotel Illness. Mas também passa pelas baladas bem trabalhadas, Thorn on my Pride, que hoje em dia marca presença nas rádios, como por exemplo a Kiss FM brasileira, e Sometimes Salvation. Bad Luck Blue Eyes Goodbye é aquele som pra se relaxar, com riffs marcantes mas bem lentos e sonoros, pra mais criar um clima do que dar uma levada. Black Moon Creeping, No Speak No Slave e My Morning Song já nos tráz de volta a pegada hard rock, com distorções mais ousadas e agressivas e marcações de gaitas e vocal mais sujo. A última faixa do album, Time Will Tell, acredito que alguns tenham pensado nisso, é sim, um cover do Sr. Bob Marley. Mantendo a pegada reggae, com a adição dos vocais negros e a presença de Chris Robinson que possui um vocal que eu classificaria como não muito técnico mas o noivo perfeito pro som que o Crowes propõe. As guitarras se garantem com riffs muito bem elaborados e diversificados, sem muita repetência de uma faixa para outra. Uma obra de arte dos grandes anos 90 que nós deixam várias saudades até hoje.



Uma curiosidade sobre o Crowes. A banda veio a ser muito conhecida também por ter feito shows junto ao ex-Led Zeppelin, Jimmy Page. A união em questão foi para dois shows em Nova York que depois tiveram um lançamento ao vivo, mas por razões burocráticas não foram colocadas no album as músicas tocadas junto a Page. Tal acontecimento levou a banda a fazer uma tour ainda maior e mais planejada junto a Page e a banda The Who. Seguido desta tour, o vocalista Chris Robinson se casou com a belíssima atriz de cinema Kate Hudson (Como Perder um Cara em 10 Dias e Noivas em Guerra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário