domingo, 8 de janeiro de 2012

"You Make me Want to Wake Up in Monday"


Album: Revelator (2011)
Autor: Tedeschi Trucks Band (Derek Trucks e Susan Tedeschi)
Gravadora: Sony
Gênero: Blues Rock
Track List:
1 - Come See About Me  3:48
2 - Don´t Let Me Slide  5:04
3 - Midnight in Harlem  5:52
4 - Bound for Glory  5:28
5 - Simple Things  4:43
6 - Until You Remember  6:11
7 - Ball and Chain  3:58
8 - These Walls  6:01
9 - Learn How to Love  4:23
10 - Shrimp and Grits  1:45
11 - Love Has Something Else to Say  5:55
12 - Shelter  4:20

 Feliz 2012 pessoal. Eis-me de volta com vocês neste novo ano. Espero trazer pra vocês bons novos e velhos sons e juntos possamos ampliar nossas estantes de discos. Recentemente tem vários sons maravilhosos surgindo ao redor do mundo e os EUA ainda nos mostrando o potencial de sua cultura musical, especialmente baseado na herança do blues trazido pelo negros e o que se firmou dessa poesia musical nas ruas de Memphis, Nova Orleans e no sul do país. O casamento deste som com o country e atitude tem como resultado o bom e velho rock n´ roll. Agora, ando ouvindo muito que não há mais bandas de rock como as de antigamente. Concordo. Mas isso nunca significou, nunca significará que as bandas de rock atuais não são tão boas, as vezes melhores, que as de antigamente. As pessoas que pensam assim provavelmente não ouviram o que anda produzindo Slash, ou não tiveram o prazer de serem apresentados ao Tedeschi Trucks Band.

 O grupo de Jacksonville, Florida, se iniciou com o casal Susan Tedeschi e Derek Trucks, nascido do intento do casal de ter mais tempo juntos e poderem trabalhar com música juntos. A proposta sonora do Tedeschi é repleta de elementos da soul music, do funk, do blues, do rock, do country, do rock resumindo, um grande apanhado do cenário musical dos EUA. O jeito forte e potente de Susan de cantar, somado a maneira cativante de Derek tocar guitarra, cria o clima perfeito pra série de arranjos que surgem ao longo das músicas. Este é Revelator, o disco de lançamento da banda que foi considerado uma obra prima pela Rolling Stones.


 Embora seja perceptível que o disco acima de tudo seja um disco de rock, há aqui a ausência de algumas características desta classe, como por exemplos os riffs repetitivos e as bases marcantes. Estes dão lugar a uma série de arranjos e improvisos que ficam por conta da harmonia. As guitarras assim ganham mais liberdade de solos, que vão surgindo ao longo das linhas de vocal e de outros instrumentos. Os metais de sopro e o teclado preenchem a maior parte do fundo musical e os temas são praticamente romance, uma vida simples, emoções, fama e desvaneios. Não há algo muito fora do cenário de uma vida simples do dia a dia americano, relembrando as cidades menores dos EUA (Jacksonville é a cidade onde se passa a série de filmes Crepúsculo. Quem já viu, basta imaginar o estilo de vida destas pessoas). 

 O disco saiu por completo sem lançar singles a frente. Há alguns interlúdios como "Shrimp and Grits" e faixas com finalizações que servem de introdução para a próxima faixa. "Come See About Me", "Bound for Glory", "Midnight in Harlem" e "Simple Things" foram as primeiras faixas a me ganhar, mas faz um bom tempo que escuto ao menos uma vez o disco inteiro no dia. Quem conhece Lynyrd Skynyrd e Black Crowes vai notar uma semelhança. Acho que essas bandas serviram de inspiração para o trabalho do Tedeschi. Outra coisa curiosa é que há duas baterias na banda. Nem me perguntem como isso funciona, mas posso dizer que há uma contra-tempo entre o que são arranjos de percussões e o que é o beat. 

Um bom começo de ano pessoal, muitos shows, muita música e fiquem ai com essa dica para novas idéias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário