segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

"Too close to the sun, I surely will burn!"

Album: The Final Frontier (2010)
Artista: Iron Maiden
Gravadora: EMI
Gênero: Heavy Metal
Track List:
1 - Satellite 15... The Final Frontier  8:40
2 - El Dorado  6:49
3 - Mother of Mercy  5:20
4 - Coming Home  5:52
5 - The Alchemist  4:29
6 - Isle of Avalon  9:06
7 - Starblind  7:48
8 - The Talisman  9:03
9 - The Man Who Would be King  8:28
10 - When the Wild Wind Blows  10:59



O Iron Maiden não é novidade por aqui. Muitos conhecem, ou ao menos já ouviram falar do gigante britânico do Heavy Metal, que eu tenho orgulho em dizer que é minha banda favorita. A tragetória do Iron Maiden é pavimentada com sucesso e obras uma mais entusiasmante do que a outra. Em 2010 fomos apresentados ao album The Final Frontier, que é o disco mais atual de inéditas do grupo. Seguindo a linha que o Iron vem mantendo desde 2000, o disco traz um som mais voltada para o progressivo, sendo um heavy metal minuciosamente construído, com músicas longas e trabalhadas, arranjos diferenciados e temas mais comoventes.


 O tema central do disco é o espaço sideral, e as viagens e situações envolvendo a nave Satellite 15. A introdução que tem o nome da nave, é a primeira parte da música "The Final Frontier" nos traz o astronauta perdido no espaço e se preparando para receber sua morte indo de encontro ao sol, sozinho, porém contente com a vida que levou. Em seguida o disco alterna entre lendas e fantasias entre a exploração do espaço e também lendas antigas do mundo passado. As faixas "El Dorado", "The Alchemist", "Isle of Avalon" e "The Talisman" tratam disso. Faixas como "Coming Home" e  "Starblind" se apegam ao tema espacial.

A sonoridade em si, como disse antes, é um heavy metal mais progressivo. Marcada por diversos solos de guitarra, um pouco mais voltados pro lado emocional, com um fundo preenchido e harmonioso. O disco em si é longo, mas não diria cansativo, pois as músicas passeiam por diversos sons diferentes e não se tornam repetitivas. Há também o bom e velho heavy metal pesado e animado ("The Final Frontier", "El Dorado" e "The Alchemist"), e também as mais baladas ("Coming Home" e "Starblind"). As duas últimas faixas merecem uma atenção especial. "The Man Who Would be King" fala dos lamentos de  um homem que cometeu um assassinato, tendo um desenrolar impressionante. "When the Wild Wind Blows" fala de um mundo pós-apocaliptico, onde as pessoas se agarram na esperança de tentar reconstruir a vida. Possui também um desenrolar único.

O album foi muito bem elogiado ao redor do mundo e possui boas posições em diversos charts. Facilmente um dos melhores discos do heavy metal. Espero que gostem tanto quanto eu gostei.


2 comentários:

  1. Eu gosto da "When the Wild Wind Blows" ficaria ótima num AMV de FAIRY TAIL, "El Dorado" também é forte uma das mais explosivas, também curto o "The Alchemist."

    ResponderExcluir
  2. Ola! Desculpe não ter respondido antes. Sim, você citou bons exemplos de faixas. "The Alchemist" também é uma de minhas favoritas.

    ResponderExcluir