sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Não Tenha Medo do Escuro (2011)





Gênero: Terror
Título Original: Don't Be Afraid of the Dark (EUA)
Ano: 2011
Estreia: 14 de outubro de 2011
Diretor: Troy Nixey
Roteiro: Guillermo Del Toro, Mark Johnson
Elenco: Guy Pearce, Katie Holmes, Bailee Madison









Acredito que não seja uma grande surpresa o fato das histórias de fadas como vistas nas histórias infantis não ser a única versão para esse ser. Pois bem, Guillermo Del Toro explora o lado sombrio dos contos de fadas nessa sua versão de Não Tenha Medo do Escuro. O longa original data de 1973 e foi feito para televisão, sendo que segundo o próprio Guillermo diz, um dos filmes que mais o aterrorizou na sua infância.

A história mostra Sally (Baille Madison), uma garota que acaba de ter sua guarda transferida para o pai Alex (Guy Pearce) em meio a um trabalho de restauração de uma antiga mansão em Rhode Island com a ajuda de sua nova namorada Kim (Katie Holmes). Em meio a isso a pequena garota se encontra deslocada por estar sendo abandonada pela mãe e tendo que lidar com a vida atarefada do pai e o fato do mesmo ter agora uma namorada.


Sally tenta passar seu tempo e se adaptar desvendando o casarão, o que a faz achar um antigo porão lacrado que era usado pelo antigo dono da casa, um desenhista naturalista chamado Blackwood, como estúdio pessoal. Nesse porão ela ouve vozes que querem ser libertadas e brincar com Sally. Inocentemente ela liberta as criaturas e começa o terror mesmo.

Agora uma pequena pausa para reflexão. Essa menina é louca, imagina você com 9 anos e dentro de um porão escuro vozes passam a te chamar e dizer que querem "brincar". Com essa imagem eu com certeza ia deixar essa galera falando lá e vazar fora, não há curiosidade suficiente para isso! Mas agora voltemos ao filme propriamente dito.


Livres, essas criaturas passam a aterrorizar a criança e tentam convencê-la a apagar as luzes e se juntar a elas. Sendo a única a perceber tanto a presença quanto o aspecto maligno desses novos amiguinhos, Sally tenta recorrer aos adultos e aí podemos reconhecer uma base dramática bem sólida para o filme. Alex ignora o fato de sua filha necessitar de um lugar confortável e receptivo para que a mudança pela qual ela passa seja mais suave e Kim se encontra numa fase difícil, na qual tem que se tornar praticamente a mãe de uma garota sem se sentir preparada, além disso, os esforços para a aproximação entre ela e Sally não acontece  bem.


O drama vivido pelos personagens ajuda a construir a história de forma que o terror presente no longa não é o único atrativo. Vemos as relações sofrerem mudanças ao longo das cenas e a intensidade disso se deve a boa atuação desse trio posto no centro da trama.


Não tenha medo do escuro é um filme no qual o terror se dá pelo conjunto da obra: trilha sonora marcante (e responsável pela maioria dos sustos), enredo bem trabalhado com o plano de fundo bem situado e uma mitologia sem enrolações, elenco bem elaborado para um terror, um bom trabalho do estreante Troy Nixey na direção e claro, a presença de criatura pequenas, feias macabras e que se esgueiram pelo escuro para realizar seus ataques. Confira o trailer e aproveite a presença desse filme nos cinemas a partir de hoje.





Nenhum comentário:

Postar um comentário