domingo, 15 de julho de 2012

Na Estrada (2012)

Gênero: Drama
Título Original: On the Road (EUA)
Ano: 2012
Estréia: 13 de Julho
Diretor: Walter Salles
Roteiro: Jose Rivera
Elenco: Sam Riley, Kristen Stewart, Garret Hedlund











  Baseado na obra de inspiração da geração Beat, o livro Pé na Estrada de Jack Kerouac, o filme Na Estrada é uma obra cheia de sexo, drogas e reflexão. A história gira em torno da amizade entre Sal Paradise (Sam Riley), Dean Moriarty (Garret Hedlund) e Carlo Marx (Tom Sturridge), os laços que os prendem e os motivos que os movimentam.  Sal é um  escritor e está em busca de algo que o faça ter um epifania e encontrar as frases certas para seu livro. Dean é um aspirante a Bocage, vivendo de ópio, favores de mulheres e da desenvoltura de sua lábia. Carlo é um apaixonado, homossexual, que lamenta não ter seus sentimentos por Dean correspondidos de forma mais compromissada. Este trio irá te levar por uma viagem da costa leste até a costa oeste dos EUA, passando pela lendária Rota 66, onde eles irão se deparar com pessoas loucas, idéias soltas e muitas situações complicadas. 



  O filme é contato aos olhos de Sal Paradise, último a colocar o Pé na Estrada, que sai em busca de seus amigos, sobrevivendo de pequenos trabalhos, por exemplo coletor de algodão, ao longo da estrada. Conhecendo pessoas e compartilhando de suas visões, Sal vai escrevendo seus rascunhos e nos tornando íntimos de seus pensamentos e conclusões. O filme embora pareça parado, não se torna monótomo pois várias situações engraçadas envolvendo poucas roupas e muitas drogas e um jazz de altíssimo bom gosto vão ajudando a renovar os ânimos ao longo da aventura. Outro ponto a se dar a devida atenção é a atuação dos atores. Alice Braga, nossa querida brasileira, fez bonito como uma humilde porém caliente coletora de algodão. Sal, Dean e Carlo são todos loucos impossíveis de não se simpatizar. Viggo Mortensen (O Aragorn da Trilogia O Senhor dos Anéis), no papel de Old Bull Lee, também está hilário como um sábio hillbilly cheio de conselhos. Mas, na minha humilde opinião, os aplausos ficam pra menina Kristen Stewart (A Bela da Série Crepúsculo) que fez o papel de Marylou, uma das muitas amantes de Dean. Um papel difícil que exigia  muita atitude e conforto graças a cenas de nudez, sexo e danças extrovertidas.


  Por fim, a história nos comove com as complicações das mudanças que se passam nos personagens. O desapego de Carlo, a perdição de Dean e as reflexões de Sal, e os destinos de muitos personagens que irão te cativar durante essa viagem. Um filme que recomendo muito pra quem tem paixão pelas viagens e por conhecer novos lugares e pessoas, e queira acompanhar o jovem Sal em sua busca pelas páginas de seu livro.


  Segue abaixo um trailer para aqueles que quiserem ter uma prévia desta aventura:


Nenhum comentário:

Postar um comentário