Autor
The Eminence Orchestra
Hoje vou me dar a liberdade de falar sobre algo diferente. Todos sabem que hoje em dia a indústria dos videogames não se resume mais apenas a uma de entretenimento. Hoje, os videogames cada vez mais vem ganhando um espaço cultural ao redor do mundo, com investimentos e idéias de nível. Foi-se o tempo onde jogos eram simplesmente saltar sobre buracos ou correr de monstrinhos. Universos místicos, personagens com histórias majestosas e enredos intrigantes formam os novos roteiros dos jogos. E a música não foi deixada de lado nesta empreitada. Muito pelo ao contrário, vários profissionais de renome do mundo musical estão sendo recrutados a cômpor os temas e as peças que fazem parte destes enredos. O sucesso e o crescimento da indústria dos videogames e de suas trilhas sonoras criou até mesmo categorias de premiações de renome assim com o Grammy, para reconhecer trilhas sonoras de destaque.
O mesmo pode-se dizer das trilhas sonoras de animes japoneses. Estes são um item cultural dos japoneses, assim como as telenovelas estão para o México ou os seriados estão para os EUA. Os animes japoneses também não dispensam nem economizam com profissionais para cômpor linhas emocionantes de canções e temas para os episódios das séries.
Se aproveitando de toda esta popularidade e aceitação, uma orquestra teve a brilhante idéia de reunir músicos para tocar apenas temas de viodegame e animes. Essa é a Eminence Orchestra, formada em Sydney, na Australia, pelo virtuose violinista Hiroaki Yura e um grupo de amigos que gostaria de trazer a música clássica para a geração atual. A orquestra traz em seus repertórios temas e trilhas sonoras de jogos como Final Fantasy, Chrono Cross, Metal Gear e até mesmo Super Mari Bros., assim como temas de animes como Neon Genesis Evangelion, Death Note e Princess Monoke.
Amada tanto por jovens e adultos, a orquestra possiu já espetáculos anuais definidos e excursiona por todo o mundo expondo novos repertórios. A orquestra também conta com gravações de discos e vídeos com as apresentações, onde sempre há a participação de algum dos compositores dos jogos ou animes.
O estilo de música não foge do clássico. Muito pelo ao contrário, alguns desses temas trazem linhas da mais fina construção erudita. Outras tem um pézinho em sons um pouco mais populares ou novos, como alguns efeitos eletrônicos, na hora reproduzidos por violinos ou violão. Realmente algo muito entusiasmante de se ouvir.
Um som de finesa, que garanto ser capaz de agradar tanto os fãs de animes e jogos, que podem reviver as emoções destes, tanto quanto amantes de música clássica que podem reconhecer aqui o trabalho de grandes compositores da atualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário