Artista: Steelheart (Miljenko "Michael" Matijevic [Vocais], Chris Risola [Guitarras], Frank di Constanzo [Guitarras], John Fowler [Bateria] e James Ward [Baixo])
Gênero: Hard Rock
Gravadora: MCA Records
Track List:
1 - Loaded Mutha 5:43
2 - Sticky Side Up 4:32
3 - Electric Love Child 6:27
4 - Late for the Party 4:17
5 - All Your Love 6:53
6 - Love 'Em and I'm Gone 4:43
7 - Take me Back Home 4:43
8 - Steelheart 5:43
9 - Mama Don't You Cry 5:51
10 - Dancin' in the Fire 3:49
Pessoas, há injustiça no mundo, e como a música faz parte do mundo, é uma verdade que há injustiça na música. O que explica sons de fineza serem deixados de lado enquanto trabalhos sem apego a qualquer nível de qualidade são vendidos e exaltados pela mídia moderna, eu sinceramente não sei dizer. O que eu posso dizer é que tem bandas que foram muito subestimadas ao longos dos anos. Se olhar a fundo nos bastidores do mundo da música, existiram promessas que poderiam ter realizado verdadeiras revoluções na história da música. O que explica isso então, de elas não terem vingado ? Talvez estivessem a frente de seu tempo, ou atrasadas ? Talvez o mundo não estivesse preparado para elas ? Enfim não é aqui que iremos discutir isso. Aqui iremos discutir o Steelheart.
O Steelheart é uma banda de hard rock americana de Connecticut com um som bem característico, com as baladas românticas e o divertido clima do hard rock, pesado e animado. Outro grande destaque são os vocais e seus agudos impossíveis, feitos por Mike Matijevic. As guitarras também merecem comentários mas com os vocais de Mike a frente, cabe recordar que levou-se um tempo para elas receberem a devida atenção. A banda estourou no Japão, assim como várias outras na época, e em outras partes do continente asiático. Tiveram também singles entre as primeiras posições dos principais charts, mas com a invasão grunge, a banda ficou meio que deixada de lado.
Mesmo fora do mainstream o Steelheart mostrou que não era brincadeira e lançou um disco memorável, Tangled in Reins, que trouxe uma concepção de hard rock não inovadora, mas mostrando a capacidade e a audácia do estilo em níveis altos. Neste disco, Mike alcançou suas notas mais altas na música "Steelheart" e mostrou a total extensão de seu vocal. Neste disco também, a banda lançou uma de suas maiores baladas "Mamma, Don't you Cry", um tremendo sucesso em Hong Kong e no Japão. Esse single rendeu ao grupo um MTV Unplugged em Hong Kong. Outras músicas notáveis do disco são "Sticky Side Up", "Loaded Mutha", "Electric Love Child" e "Everybody Loves Eileen" , tendo está última um clip.
Infelizmente um triste acidente envolvendo uma estrutura insegura de palco feriu gravemente Mike que ficou afastado por muito tempo dos palcos. Esse foi o fim do Steelheart em sua formação clássica. No futuro Mike voltaria com outros companheiros, mas com uma voz incompleta e com menos audácia. Ainda assim, o grupo lançou baladas conhecidas e "We All Die Young", fruto dessa época, foi escolhida para ser parte da trilha sonora do filme "Rock Star", com Mark Walhberg e Jennifer Anniston. Mike também foi convidado a fazer alguns vocais do filme.
Esse disco mostra tudo que o Steelheart foi e poderia ter sido. Uma banda que foi subestimada quando estava em sua expressão máxima e que depois foi forçada a parar por um infeliz destino. Espero que gostem assim como gostei e vai ai um exemplo do que se pode encontrar neste disco: