Artista: The Grateful Dead ( Jerry Garcia [Guitarra], Bob Weir [Guitarra], Phil Lesh [Baixo], Bill Kreutzmann [Bateria] e Pigpen Mckernan [Teclado e Vocais] )
Gravadora: Warner Bros.
Gênero: Folk Rock
Track List:
1 - Box of Rain 5:18
2 - Friend of the Devil 3:24
3 - Sugar Magnolia 3:19
4 - Operator 2:25
5 - Candyman 6:14
6 - Ripple 4:09
7 - Brokedown Palace 4:09
8 - Till the Morning Comes 3:08
9 - Attics of My Life 5:12
10 - Truckin' 5:03
O The Grateful Dead é uma banda americana formada em 1965, na cidade de São Francisco, California, berço do movimento Hippie, o qual tomou o grupo como um representante de sua filosofia. Com um som único na época e um ecletismo notável que fundia Folk, com blues, com jazz e até mesmo gospel, a banda ficou conhecida como uma "Jam Band" (uma banda que realizava improvisos em palco, além de tocar suas músicas). O guitarrista do Patti Smith, Lenny Kaye, disse: "A música deles alcança níveis que a maioria dos outros grupos sequer sabiam da existência. "
Em 1970 veio um dos maiores sucessos do grupo, American Beauty. O curioso foi que este album foi produzido sem a presença da equipe de som original, pois estes estavam trabalhando para uma banda com a qual o Dead deveria se juntar para fazer um tour. American Beauty continua a explorar uma linha mais country que a banda estava experimentando na época, dando segmento ao trabalho do disco anterior Workingsman' Dead. Outra curiosidade é que a capa traz o escrito Beauty em forma de ambigrama, onde também pode se ler Reality.
A recepção do disco foi ótima, e ele ganhou rapidamente as rádios com as faixas "Box of Rain", "Sugar Magnolia" e "Friend of the Devil". Tambem ganhou os chartes da Billboard com o single "Truckin'" que é quase um hino da banda. Com um pegada bem tranquila, com acordes bem agradáveis, o disco é uma mistura de folk com country, na medida exata para criar um som empolgante e ao mesmo tempo emocionante. Sem mencionar as letras poéticas muito respeitadas. Outra música que merece destaque é "Attics of My Life"
Em 1970, se você gostasse de Rock mas não gostasse do Dead, você era taxado como louco. Um ótimo som para se dar um "viajada" nas idéias dos jovens americanos de 1970.
Nenhum comentário:
Postar um comentário